League of Legends vs Defense of the Ancients: as principais diferenças

Este é o nosso primeiro post de convidados!

Zenuts (ou Topeira) vem contar pra gente algumas das principais diferenças entre o nosso querido LoL e seu predecessor, o DotA.

O estilo de jogo MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) foi popularizado com o DotA, que nasceu de um mapa modificado do jogo Warcraft III. Então, se formos pensar, de certa forma o DotA é pai do LoL. Mas, ainda que sejam do mesmo “estilo”, os dois jogos diferem em muitas coisas! Vamos conferir?

__________________________________

Os heróis do DotA são mais poderosos do que os do League of Legends, com habilidades que literalmente, sem item algum, podem matar um inimigo que não tem muito HP, e os atributos são diferentes. No DotA, existem itens de Força (que te dão HP e Regen de HP), Agilidade(Velocidade de ataque e armadura) e Inteligência (MP e Regen de MP).

O nosso Ability Power (AP) do LoL, simplesmente não existe no DotA. Com exceção de alguns Ultis, o dano das habilidades é fixos, o que causa que até mesmo casters, usem e abusem de auto-ataques pro final do jogo. Os ultis que podem ganhar bônus, o fazem através de um item (Cetro de Aghanim). Este item dá diversos bônus diferentes para cada ulti de cada personagem.

Redução de cooldowns também é algo que não existe no DotA. Exceto como um bônus concedido a alguns ultis pelo Aghanim.

Esperando o cooldown do ulti

Habilidades são muito menos utilizadas no DotA (principalmente para creepar), devido à falta de mana nos primeiros 15 minutos de jogo pela maioria dos heróis. Apesar disso, as habilidades são extremamente destrutivas, boa parte acompanha algum tipo de CC. Uma bobeira que você der e tomar um combo inimigo, provavelmente garantirá um passeio para a base. Por bem ou por mal.

E por falar em base, sabe o Recall do LoL? Esso non ecziste no DotA. Para voltar à base ou para voltar à lane, você deve comprar um item chamado “Scroll of Town Portal”. Ou andar mesmo.

Masteries e Runas são existentes somente no LoL. Aliás, Summoner Spells também é coisa do LoL. No DotA, existem alguns itens com efeitos parecidos, como por exemplo, a Blink Dagger que te dá um Flash (que não pode ser utilizado em combate) e o já dito Scroll of Town Portal, que funciona como Teleport. A Black King Bar é um item tipo um cleanse, só que ao invés de remover um debuff, te torna imune a eles temporariamente. Outros itens dão stuns, slows, silences, dano e até mesmo polymorph (transforma o inimigo em uma ovelha inútil por 3.5s)…

Me chamou?

Ouro, no DotA 2, é um recurso bem mais raro do que no LoL, principalmente porque, se você morrer, uma parte do seu ouro é “perdida”. Simplesmente some. E também vale a pena dizer que, se você morrer, pode “pagar” pra reviver. Quanto maior seu nível e maior o tempo corrido do jogo, mais caro é para reviver.

__________________________________

Essas são algumas das principais diferenças entre o League of Legends e o DotA, escritas gentilmente pelo nosso brother Zenuts 🙂

Eu posso dizer que até tentei jogar DotA, e que achei BEEEEEEEEEEM mais difícil do que LoL. E você, o que pensa sobre o assunto? Deixe um comentário pra gente!

 

Anúncios

Tags:, , , , , , , , ,

6 responses to “League of Legends vs Defense of the Ancients: as principais diferenças”

  1. rowlle says :

    LoL é um jogo bem passivo, e early game so sai kill quando um babaca entra em baixo da torre achando q vai mata o cara xD
    dota é bem mais competitivo e rapido, nas minha primeiras partidas de LoL eu ja consegui a maior parte de vitorias e otimos frags, pq o pessoal é bem “bobinho”.
    dota so perde pra LoL na parte dos kiter, la se o cara tomo FB ele quita acha outro jogo e segue de boa, aqui tem essa coisa de ban (OQUE É OTIMO \O/)
    por isso migrando pra LoL

    • Peyshe says :

      no dota 2 não tem mais essa de kitar, tem uma coisa chamada priority no matchmaking, que se o cara kita demais, ele é movido pro grupo de low prio, e vai jogar com outros kiters e reported players, isso filtra bastante, e acho que é tão efetivo quanto no LoL, ou até mais, porque se o cara toma ban, ele faz outra conta (apesar de perder os champs e tal tal) (:

      • tetudex says :

        kkkk n tem + essa de kitar?? fui joga dota 2 a minha 1 pvp dps do imenso tutorial: carregando o jogo o nego sai 2 min o oro sai tbm otro fica emputecido e kita ai o cara q tava comigo fala: 5×2? ta foda fica ai. . . e me largo contra os 5 comigo de sniper kkkk

  2. oeoe says :

    DotA é realmente mais difícil e competitivo. LOL é muito passivo in lane e é quase impossível dar um burst. O mapa de LOL é menor então as torres protegem melhor. Pode notar-se que qualquer jogador de DotA que tenta jogar LOL, em poucas partidas pode dominar qualquer jogador de LOL raiz, que nunca teve contato com o DotA e quem veio do LOL, precisa reaprender muito o jogo por causa de “manias” como kill a todo custo, medo excessivo da torre, ground lane e não dar deny.

  3. kinomoraes says :

    Comecei a jogar LOL (uns 3 anos atrás) pra fugir do Dota, que achava BEEEEEEEM MAIS DIFICIL. Achei o LOL e arrastei meu (ex) namorado que era fã de Dota. Geralmente tem aquela “briguinha” idiota entre fãs dos dois jogos, mas muitos dos que jogam Dota( ou dota 2) jogam LOL e vice versa.

Trackbacks / Pingbacks

  1. Partidas Ranqueadas – O Bicho de Sete Cabeças | Minha Tia Joga LoL - 9 de abril de 2013

Concorda, discorda ou muito pelo contrário?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: