O Tutorial de “vamo lol” do Kill

GALA FALERA eu sei que o blog tá meio largado esses dias mas é por problemas técnicos: meu computador entrou em coma, tá na UTI, coitadinho, então não estou podendo jogar LoL. A expansão de WoW Mists Of Pandaria saiu recentemente também então tá todo mundo muito ocupado fazendo chars com nome de Pandafuq, Pandebatata etc pra jogar LoL. Mas nós ainda amamos o jogo e temos amigos que amam também, yay!

É por isso que hoje o nosso post é de um convidado especial: O @meua_migo, famoso Kill, que decidiu fazer um FAQ básico pra quem tá começando a jogar LoL, porque esse é o intuito do nosso blog, certo?

Alguns termos que serão tratados aqui já foram estudados com maior profundidade no blog. Esse post é mais um resumão pra você que entrou em League of Legends e quer entender melhor como funciona.

Bem, sem mais delongas, vamos ao nosso tutorial de “vamo lol”!

“Bom, estou fazendo esse tutorial porque vejo muitas pessoas com problemas ao iniciar no LoL. Até mesmo os que estão acostumados com DotA, LoL acaba sendo mais dificil no começo por causa do sistema de level, runas e masteries, que desequilibram algumas partidas. Aqui, usarei vários termos em inglês, ainda não acostumei com a tradução mal-feita brasileira. Vou fazer o tutorial divido por partes, começando por…

Termos básicos

Lane: Local onde seu personagem fica. São 3 “percursos” no mapa, sendo top lane, mid lane e bot lane.

AP/AD: Ability Power e Attack Damage

Gank: Ato de sair da sua lane de origem e atacar um inimigo com um número superior, sem que ele veja você chegando.

Off-tank: Champions que não são completamente tank, mas possuem muita defesa e dano. Geralmente seguem o famoso “metagolem”, que é uma combinação de itens que deixam o champion mais resistente.

Você monta que nem o Exodia né

Farm: Matar os minions, ganhando dinheiro e experiência. Uma técnica usada é dar apenas o ultimo hit nele, pois você ganha todo o gold e não tem risco de “perder” o minion.

Crowd Control: São habilidades que atrapalham seu movimento (stuns, slow, blind, coisas do tipo)

Roles

AD Carry: É o AD de ataque à distância (mid-range), o “coração” do time, pois ele possui o maior dps (dano por segundo). O time tem sempre que se preocupar em mantê-lo vivo e matar o ad carry adversário. Um ad carry que não é focado numa teamfifght pode fazer um pentakill (matar cinco vezes seguidas – ok esse parece óbvio) sem problemas.

AP Carry: É o AP de longa distância, geralmente o mage. Costuma ficar alguns leveis acima dos outros do time. Seu dano nas teamfights se baseia em jogar suas skills e correr, aniquilando os adversários com pouco HP.

Suporte: Wards, wards, wards. Suporte vai focar em ajudar o time, mas principalmente seu ad carry, evitando que ele morra. É quem espalha wards pelo campo para evitar ganks e controlar o mapa, além de itens de área (que dão bonus armor ou HP regen, por exemplo)

Jungler: Champion que não upa na lane, mas faz um percurso pela jungle pegando os buffs e gankando todas as lanes. É como uma ajuda extra caso você tenha problema com seu adversário na lane.

Metagame

Metagame é uma forma encontrada por jogadores mais experientes para definir formações que melhoram o desempenho no jogo. Você não é obrigado a seguir o metagame, mas seguindo-o torna o jogo mais tranquilo e sob controle.

Um exemplo de metagame são as spells: 90% dos champions vão usar flash/ignite, pois sempre terão uma forma de fugir com o Flash (que te teleporta mais à frente na direção do seu mouse) e um counter pra alguns champions com Ignite (que causa dano baseado no level do adversário por 5 segundos).

Lanes

Top Lane: É a lane normalmente ocupada por jogadores solo. Lá costumam ficar 2 champions off-tank que ficam farmando, se tornando fortes e esperando o jungler gankar para matar o adversário.

Jungle: O jungler geralmente começa pegando os buffs (bônus adquiridos ao matar monstros dajungle) e limpando sua jungle, partindo pra algum gank e ficando forte ajudando o time. Geralmente o jungler compra o item Oracle, permitindo destruir wards inimigas para gankar melhor. Jungler deve ter a spell smite (que causa dano apenas em creeps), não só pra ajudar na jungle mas pra usar no dragon/baron (os monstros mais fortes da jungle), evitando que o outro time roube usando smite.

Mid Lane: É onde o AP carry vai. Como ele vai farmar muito, pode puxar sua lane e ir pra top/bot gankar. O jungler geralmente dá o segundo blue buff (buff de mana conseguido ao matar certos creeps na jungle) pra ele, pois recupera sua mana e ajuda MUITO.

Bot Lane: Composta pelo AD Carry e o suporte. O suporte não farma, deixando essa tarefa para o ad carry, que precisa upar e juntar gold o mais rápido possível. O Suporte, como já dito, também é responsável pela colocação de wards no rio pra evitar que o jungler inimigo os surpreenda.

Itens

Diferente de jogos como DotA, os itens em League of Legends fazem muita diferença, pois são eles que determinam o dano do seu personagem. Sendo assim, na maioria das vezes você vai fazer a mesma build sempre. Lembrando que você deve observar seu personagem: se nas skills ele tem os parênteses em verde, é dano de AP; se em laranja, AD. Quanto mais destes, maior o dano das skills. Então, se seu personagem usa AD, não faz sentido um item que dá AP ou coisa do tipo.
Recomendo no inicio usar guias, vendo os itens que eles recomendam, habilidades, ordem de compra, etc.

OBS: não siga “cegamente” os guias: observar o time adversário é tão importante quanto. Por exemplo, se o time adversário tem muito dano AD, você faz armor. Se possuem muito crowd control, faz tenacity (ela diminui o tempo do crowd control).

Sites que possuem guias:

MobaFire

SoloMid

Considerações Finais

Se quer se tornar um ótimo jogador, observe, treine, assista videos no youtube de pessoas jogando com o personagem, leia guias e procure criar estratégias. A maior parte de jogar LoL você aprende por experiência. Ao comprar um champion, procure treinar contra bots antes, pra evitar ir pra partida e não saber jogar. Lembrando que é importantíssimo saber se defender, e não ser sedento pra matar sempre: quando você morre, além de ficar mais fraco, ajuda o inimigo e ficar forte e carregar o time no fim.
A experiência é o maior fator no jogo: se você é ruim, não desista, mas procure melhorar. Conhecer todos os champions é muito importante, então procure saber a habilidade de todos pra saber se defender.

E, claro, tenha bom senso: não fique xingando seu time por besteira. Seja gentil com todos – além de um jogo, é também um ambiente social, e existem pessoas por trás de cada personagem.

————————————————-

Links úteis para iniciantes:

Roles e Champions Recomendados

As Gírias de LoL

Counterpick

MetaGame

Educação In-Game

Ranked

Anúncios

Tags:, , , , , , , , ,

About natizilda

É muito profile pra pouca Naty

Concorda, discorda ou muito pelo contrário?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: