Tipos de personagens

Booooom dia (ou tarde, ou noite, sei lá eu) caro(a) invocador(a)! Hoje continuarei a dar algumas dicas pra você pegar essa skin boladona da Elise antes do fim da Season 3. Vou abordar nesta e nas próximas semanas algumas características de jogo de certos personagens (e posições), quem é melhor aonde e alguns porquês.

Alguns de vocês já devem ter reparado que, ao selecionar um personagem no menu de compras dele, aparecem abaixo de “Atributos” algumas palavras que definem certas características de cada personagem. Mas você já parou pra ler e ver de fato o que estas significam? Talvez sim, talvez não. Mas vamos dizer aqui que não. Então vamos começar?

Oba.

Atiradores (Caitlyn, Vayne, Miss Fortune, Varus, etc): São os conhecidos por todos como “AD Carry”. Explicando o nome (Capitão óbvio mandou um abraço!), “AD” significa “Attack Damage” ou “Dano de ataque” e o “Carry” é de “Carregador”. Sinto-me na obrigação de dizer que chamar o Atirador de AD Carry é tecnicamente errado (pq “Atirador” implica em haver certa distância nos ataques e ADC não). Mas não sou eu que vou mudar isso, certo? Ceeeerto, continuando.

SAI DA FRENTE, THRESH LAZARENTO!

O Atirador é um personagem que joga à distâncias longas com altíssimo dano de auto-ataque (e, em boa parte dos casos, em habilidades com alta recarga também) e uma defesa beirando o ridículo. Deve ser o último tipo de champion a entrar na luta, mas ele sempre DEVE estar na luta. Seu dano é um dos maiores do time (se não for o maior, é o mais constante) e, fora raras exceções, é o maior dano contra torres/inibidor/Nexus do time.

Magos (Veigar, Annie, Malzahar, Morgana, etc): São os chatonildos que não batem nada no auto-ataque, de defesa só ganham dos Atiradores e dos Assassinos (falarei deles logo à frente), mas que, na hora das lutas em time, são geralmente as maiores fontes de dano em área e/ou CC. Além disso, os Magos são chatos por causa de “nuke” (ou “poke”) que, enquanto os outros fazem com auto-ataque, os Magos fazem com skills (que geralmente dão mais dano que auto-ataques).

Avada Kedavra, madafakah.

Existem vários tipos de Magos, mas as características mais marcantes deles são que geralmente todo seu dano está em suas habilidades e praticamente todos atacam à distância. Devem estar à frente somente dos Atiradores e seus ataques devem ser focados nos Atiradores ou Magos do time adversário.

Assassinos (Akali, Master Yi, LeBlanc, Kassadin, etc): São os especialistas em matar os Atiradores e Magos (e outros Assassinos também, se estiverem mais mal equipados). Fora exceções, os Assassinos só dão danos com habilidades (ou no auto-ataque APÓS usar alguma habilidade de buff), seu auto-ataque geralmente é mediano e sua defesa é próxima da dos Magos, mas mais baixa.

Um assassino de qualidade: Talo… Não, pera.

Geralmente são melees e quase todos tem algum tipo de habilidade para entrar ou sair rápido da briga. Sua principal função nas lutas é entrar depois que ela já foi iniciada, matar o Atirador e/ou o Mago e sair até que seus cooldowns sejam restaurados. A força dele está no timing, não na força bruta.

Lutadores (Nasus, Mordekaiser, Xin Zhao, Lee Sin, etc): São os bruisers, off-tanks ou seja lá como são chamados hoje em dia. A grande vantagem do Lutador é que ele pode, dependendo de seus itens, suprir a falta de outros tipos de campeões (nunca substituí-los), como Assassinos ou Tanks (bom senso entra forte ae, não vá tentar fazer um Garen assassino né). Seu auto-ataque é mediano e sua defesa é bem maior que a de Magos, mas ainda inferior à dos Tanks.

“QUEM FEEDOU ESSE XIN?”

O grande problema dos lutadores é que, enquanto sua força é enorme no início do jogo, pro final ele acaba ficando bem mais fraco (por ser híbrido). Então, sua principal função no começo do jogo é entrar nas lutas junto com os Tanks, ajudando a dar dano nos oponentes o quanto for possível e, no final, é de ficar junto com os Atiradores para defende-los de Assassinos.

Tanques (Malphite, Amumu, Rammus, Shen, etc): São os tanks (que é minha opção de chama-los, pq “tanques” é estranho). Sua defesa, HP e capacidade de dar CCs são excelentes, mas seu dano é MUITO baixo (tanto o de habilidades quanto de auto-ataques).

Não tia, não esses!

Os Tanks devem iniciar a luta, dando CC nos inimigos mais perigosos. É sempre interessante manter a comunicação com o time, tomando a liderança na entrada das lutas e avisando (pingando no mapa) quando é hora de recuar.

Suporte (Janna, Lulu, Zilean, Taric, etc): Como o nome já diz, eles são o apoio do time. Ajudam muito os outros personagens, dando a eles HP, escudos, buffs ou travando o inimigo para os aliados matarem, mas seu próprio dano e defesa são muito baixos, já que estes personagens geralmente não fazem muito ouro já que todo o farm fica para seus parceiros (e, além disso, gastam boa parte do seu dinheiro com Sentinelas pra colorir o mapa).

Suporte: Ranked solo queue.

Os Suportes não tem uma posição fixa na luta, já que são bem diferentes entre si. Para alguns, é preferível que entrem na luta junto dos Magos, ajudando a dar CCs em área ou buffar o tank. Já outros, não devem sair de perto do seu melhor amiguinho (que geralmente é o Atirador) para evitar que este morra, sempre usando escudos, curando e dando CC de alvo único nos Assassinos inimigos. Sempre que Assassinos inimigos começarem a sequência de skills (ou burst), o Suporte pode utilizar algum tipo de CC para quebrar o dano (que possivelmente é fatal).

Após tudo isso, vale ressaltar que os campeões podem ter mais de um tipo (sendo o primeiro tipo sempre o predominante). Por exemplo, o Kassadin é um Assassino/Mago Secundário, ou seja, ele é um Assassino (alto dano em pouco tempo), mas também tem uma forte característica de Magos (Seu dano em área é bom e o silence é característico de magos).

De atributos que vocês podem ver in-game, é só isso! Mas como aplicar estes conceitos no jogo? Domingo que vem falarei um pouco sobre as posições de jogo, considerando o meta-jogo atual de Summoner’s Rift. Até lá! =3.

Anúncios

Trackbacks / Pingbacks

  1. Morte e Vida de um Support | Minha Tia Joga LoL - 5 de setembro de 2013

Concorda, discorda ou muito pelo contrário?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: