Django! – Aquele que domina a selva

Olá Invocadores!

Sou eu,  Parrudao nos Campos da Justiça. Vim aqui dar algumas dicas e explicar como é a função de um jungler no meta game atual. Vamos lá?

1 – O que é um Jungler?

Jungle é a posição onde a maior fonte de experiência vem da jungle (Duh!), e tem como objetivos:

• Gerenciar tempos de buff (normalmente azul para o mid)

• Gerenciar tempo de objetivo global (Dragão e Barão)

• Apoiar as lanes, seja através de ganks ou de counter-gank

• Acentuar a característica do champion escolhido

Quando se é jungler, você tem acesso a menos gold do que a maioria do seu time, mas ainda assim tem que causar impacto nas lanes.

2- Tipos

Qualquer champion pode jogar na função de jungler, embora alguns façam este papel melhor que outros. Podemos dizer que existem 3 tipos básicos de jungler com vários subtipos:

• Assassin

• Support

• Tank

Assassin, como o nome diz, é o cara que tem como objetivo assassinar os membros mais squishy (ap carry e ad carry, geralmente) do time  inimigo, normalmente possuem pouca resistência, mas muito burst de dano.

Ex: Evelynn, Zed, Rengar, Hecarim.

Support são junglers cuja função é dar suporte ( não me diga >.< …u.u ), através de skills ou de itemização,  este é o tipo de jungle mais usado no metagame atual.

Ex: Nasus, Volibear, Jarvan IV, Zac.

Tank são junglers que dão proteção ao ad carry e ap carry, difíceis de matar, mas sem grandes fontes de dano e normalmente com CC agregado.

Ex: Amumu, Cho’gath, Zac, Sejuani.

É necessário dizer que um jungle não pertence exatamente a uma classificação, a classificação é feita na verdade para que fique mais fácil de visualizar devido a grande quantidade de personagens que podem ocupar esta função atualmente.

3- Timers

Os tempos para as unidades da jungle aparecerem seguem abaixo, no patch mais recente alteraram a primeira aparição dos wolves, wraiths e golems para 2:05:

Unidade Primeira Aparição Tempo para Reaparição
Wolves 2:05 0:50
Wraiths 2:05 1:00
Golems 2:05 0:50
Blue Golem 1:55 5:00
Red Lizard 1:55 5:00
Dragon 2:30 6:00
Baron Nashor 15:00 7:00

4- Rotas

Após os patchs recentesas rotas de jungle foram simplificadas pela falta de opção, e temos 3 opções de rota: lv 2 gank, lv 3 gank e full clear. Lv 2 gank é simplesmente tomar o primeiro buff e ir direto para o gank, como não tem o peso de limpar um camp pequeno antes esta opção gera um gank rápido com boa health e quase sempre com vantagem de lvl sobre a lane, lv 3 gank é tomar os dois buffs o mais rápido possível e gankar a lane próxima e o full clear é simplesmente limpar todos os campos da sua jungle o que o deixará no lv 4, todas as opções são viáveis e cabe a você decidir qual a rota mais adequada para o jogo.

Rotas

5- Gank

É a ação principal do jungler, invadir a lane ESTRATEGICAMENTE para dar vantagem a quem está na lane, independente dos haters, se você gankar e não conseguir uma kill para o seu time, não importa desde que gere vantagem para o laner, se você força o laner inimigo a voltar para a base ele vai perder CS e Exp, ou pode dar um alivio em uma lane caso ela esteja sendo muito pressionada, não existe um guia especifico para ganks, pois cada champion tem uma rota melhor para o ganks o importante sempre é comunique-se com o seu time, observe bem o seu alvo ou alvos e siga a regra básica “ se acha que está wardado, está wardado, se não se sabe se está wardado, está wardado” e pergunte se há wards para quem está na lane e onde eles estão, quem da lane tem flash ou barrier ou até em alguns casos de elo hell alguém pode ter heal, entrar em uma lane da forma errada quase sempre é suicídio.

6 – Lane Tax

Depois de um gank onde o laner inimigo é obrigado a recuar ( ou morreu ), alguns junglers permanecem na lane por um tempo para pegar a exp de 1 creep wave, ou caso o seu parceiro de lane tenha recuado um pouco de cs, a pratica é pouco comum pois precisa de coordenação, só dê last hits, e não fique tempo demais na lane se o laner estiver lá, pois você estará diminuindo a vantagem do laner e dando a vantagem ao time inimigo de saber sua posição.

7- Lane Reset

A maior dor de cabeça de todo jungler quando joga na soloQ, lane reset é jogar a sua wave de creeps contra a torre inimiga sem que o laner inimigo esteja no alcance da xp e sem que o seu laner esteja presente, acontece na maioria das vezes após gank, na solo Q muitas vezes quando você tenta fazer isso vai ler “ você esta roubando meu farm “, meu conselho é ignore, se você sabe que a torre vai limpar a sua wave antes do inimigo chegar faça isso,  não vai gerar vantagem para o seu laner mas sim minimizar uma desvantagem.

8- Wards

“Mas eu sou jungle ..não preciso comprar wards” – Fulano de Tal – soloq 2013, sim você precisa wardar ter visão dos inimigos e de seus movimentos é uma vantagem absurda. Como jungle seu orçamento é reduzido mas ainda sim existem 2 pontos bons pra wardar, e caso esteja contra um jungler que esteja investindo contra o seu território, wardar ou as entradas da jungle ou seus buffs, mas se por outro lado seja você o agressor wardar os buffs essenciais para o inimigo ou o caminho que ele vai fazer para chegar no buff, para que você saiba o que ele está fazendo e onde esta fazendo, um jungler inimigo distante de um objetivo global  como barão e dragão pode dar uma vantagem “gratuita” na captura do objetivo. Caso você tenha conseguido uma boa vantagem com seus ganks e tenha pego algumas kills, vale a pena wardar pela lane gankada, já que ele conseguiu menos gold por ter sido uma assistência, ele não tem o gasto de 1 ward.

summoners20rift205364x4310

Mapa com os pontos mais básicos de wards de jungle.

Considerações Finais

E por final tenha paciência, muita paciência jungle é uma posição difícil para carregar o jogo então não espere ganhar todos os jogos por que esta fazendo o seu trabalho direito, pode ser frustrante dar apoio a quem não está bem o mais importante é não dê rage independente do quão fulo você esteja pense em situações onde o jogo possa virar se é através de pick-offs ( pegar alguém fora de posição e explodi-lo), team fights melhor organizadas, baits e etc, onde há vontade há um caminho. O jungle por não ter que se focar e um espaço do mapa tem maior facilidade em ver e chamar jogadas, avisar MIAs caso a lane não avise por qualquer razão, então ao invés de esperar alguém morrer e falar …”fulano de tal não falou mia” fale por ele, tente ser o mais completo possível e irá ser bem sucedido.

Vejo vocês nos campos de batalha!

Parrudao 

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , ,

About Parrudao

Jungler por natureza, desde a season 1, um pouquinho só viciado em cenário competitivo, só assistindo NA, EU, KR, SEA e BR.

2 responses to “Django! – Aquele que domina a selva”

  1. asdfgh says :

    Olá cara!
    Sempre tive vontade jogar de jungle, meus champs preferidos são jungles (e só jogo x3 com eles), mas como sei muito pouco sobre essa posição e tenho um certo receio de jogar de cara sem saber nada acabo não jogando nunca msm hahahaha seu guia é de muita ajuda, pretendo rele-lo sempre pra tomar coragem xD
    Flws!

Concorda, discorda ou muito pelo contrário?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: