A primeira impressão é a que fica: Suporte – 4ª Temporada

Buenas Invocadores, aqui quem fala é o GGalego.

Com o final do ano chegando e o começo de uma nova temporada no LoL temos poucos campeonatos. Por isso resolvi fazer um post sobre minhas primeiras impressões desta nova Season pelos olhos do Suporte, minha main role.

 photo 1475962_679915905413260_1706369254_n_zps690b767e.jpgPequeno resumo da temporada passada.

Tenho que dizer que estava bem ansioso para montar minhas builds e tirar minhas próprias conclusões, ou não. Com a minha principal campeã, Zyra, criei e testei  4 builds principalmente e espero que gostem da minha opinião.

Árvore de Talentos

Eu fiz 4 páginas de Suporte para testar e gostei do que eu vi. Os talentos da parte de Utilidade estão muito bons e não vou me surpreender se ver por aí alguns jogadores usando apenas Utilidade.

Tenho que dar um destaque especial para os talentos a seguir:

4ª Linha

Busca Ferrenha
 photo icone_busca_zps3c9f53f3.png

+1 de Ouro a cada vez que um aliado abate uma tropa próxima

Opinião: Como nós suportes não participamos do abate das tropas, nós não pegamos gold por eles. Agora pelo menos ganharemos alguma coisa por ficar de babá proteger esses canhões de vidro ambulantes.

Riqueza
 photo icone_riqueza_zps44fb6441.png

+40 de Ouro inicial.

Opinião: Season 3 já tinha e dá uma ajuda inicial para nós, wards e pots.

Mente Expandida
 photo icone_mente_zps9974cbde.png

 +2%/+3%/+5% de acréscimo na Mana máxima

Opinião: Mana? Sempre bom! hehehe

Inspiração
 photo icone_inspiracao_zpsb4df5680.png

+5 de experiência a cada 10 segundos enquanto estiver próximo a um campeão aliado de nível mais alto.

Opinião: Esse talento é muito legal. Sabe aquele momento aos 40 minutos de jogo, onde você, suporte, vê todos os seus amiguinhos level 18 e você level 14? Pois é, isso não vai acontecer mais! Sem este talento me senti de volta à 3ª temporada do LoL. O mais legal é que no momento quanto mais aliados com mais nível ao seu lado, mais experiência você ganha.

5ª Linha

Golpista
 photo icone_golpista_zpsc03ffd53.png

Corpo a corpo: Concede um adicional de 15 de Ouro a cada abate ou assistência de campeão.

À distância: Recebe um adicional de +3 de Ouro a cada vez que um campeão inimigo é atacado. Isto não pode ser ativado no mesmo campeão mais de uma vez a cada 5 segundos.

Opinião: Para os suportes com ataques à distãncia, isso significa pokes, pokes e mais pokes! 🙂 Muito bom!

Inteligência
 photo icone_inteligencia_zpsb818f3ba.png

+2% de redução do tempo de recarga e reduz o tempo de recarga de itens ativados em 4%

Opinião: Redução do tempo de recarga bom! Redução do tempo dos itens também? Muito bom!

De qualquer forma, com um pouquinho mais de experiência de jogos e testes, você verá que alguns talentos não são tão bons, ou então você não o usou ao máximo nas partidas e tentará enxugar ao máximo para colocar pontos nas outras partes, seja Ofensiva ou Defensiva.

Sugiro a vocês que deem uma lida em todos os talentos de todas as páginas e montem suas builds antes de ver o que os “prós” estão fazendo. Isso te fará entender o que a pessoa que montou quis fazer e te dará embasamento para contestar caso veja algo estranho.

Itens

Todos os itens novos: Gume do Ladrão Arcano, Moeda Antiga e Escudo do Relicário são muito bons. Ao começar com qualquer um destes itens você terá um começo de jogo muito bom, dependendo da sua estratégia.

Toda vez que voltava à base conseguia manter meu limite de sentinelas no máximo e ainda comprar algo para melhorar meus equipamentos, por causa do ouro ganho com os itens anteriores. Nâo importava os talentos usados, ouro não foi um problema em nenhuma de minhas partidas, mesmo não matando as tropas.

Minha única dúvida que persiste até hoje é a seguinte: Você compra o item inicial por 375 de ouro e sobram 150. O que fazer? 2 wards? 4 pots? 1 ward e 2 pots? Ó dúvida cruel.

 photo spider_sense_zpsd24dd55e.gif
Eu quando compro 1 ward e 2 pots na lane.

Novos Amuletos

Testei todos os amuletos e digo que achei mais útil no suporte o Lente Detectora. No começo do a mão coça por uma sentinela a mais, só que no decorrer do jogo, todo o ouro que sobra após comprar seu limite de sentinelas, normais e detectoras, faz este amuleto ficar obsoleto. Pelo menos para mim eu não o usava o resto da partida.

Em oposição, a Lente Detectora evolui para uma “elixir do oráculo” de 10 segundos com um tempo de recarga de 90 segundos.  Caso você não tenha este amuleto, você só retirará as sentinelas adversárias usando uma sentinela detectora, que agora é visível e tem o limite de 2 por inventário e 1 por pessoa no mapa.

Considerações finais:

De forma geral o papel de Suporte pode mudar muito nessa temporada. Como a função de colocar sentinelas no mapa não depende mais apenas do suporte, poderemos ver dois Magos (AP Carry), um na mid lane e um no bot, uma vez que teremos chance denos equipar. Quem sabe a jungle fique extinta e tenha um suporte para o top, mas também é uma possibilidade que o Suporte se extinga também.

O ouro não é mais um problema para nós e por isso comprar itens de dano ou úteis ao time não será problema. Assim como o nível díspar do suporte para os demais jogadores que acontecia na 3ª temporada é contornado com alguns pontos de talento na árvore de utilidade. Não sabemos se haverá alguma mudança nas composições, mas sabemos que a vaga de “suporte escravo do time” é coisa do passado.

 photo tumblr_mopju7d8pH1r3hxd0o1_500_zps14e226fc.gif
ESTAMOS LIVRES E FAREMOS A DIFERENÇA!!!

Sendo assim, fico por aqui.

Ggalego

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , ,

About Argonauta

Game designer wannabe, Adora assistir e analisar partidas profissionais de LoL. Mesmo que não consiga reproduzir in-game. :P

11 responses to “A primeira impressão é a que fica: Suporte – 4ª Temporada”

  1. Alanbrow says :

    Não é a toa que nós (supports) passaremos a ser chamados de Utility Carry 😀

  2. pedro raimundo says :

    e recomendo que fique com 1 ward e 2 potions pq não é só vc que ta com limitação de ward e outra eu prefiro comprar ward extra no amuleto e quando chega a level 9 compra a detectora

    • GGalego says :

      Eu só não pego o amuleto de sentinela porquê a detectora está lá pra fazer o mesmo trabalho e é comprável, além de não ter cooldown.

      Se você tiver que limpar a área do Barão por exemplo, você tem que usar 1 detect na área do Barão, 1 detect em alguma moita perto e voltar base para comprar mais detects, além de ter perdido a primeira detect, Mas se tiver o upgrade da Lente do Oráculo, você além de limpar a área do Baron com a ativação do amuleto, você ainda pode andar pelas moitas por 10 segundos com oráculo na cabeça.

      De qualquer forma, se funcionar pra você continue usando. 🙂

  3. pedro raimundo says :

    agora ficar sem jungle acho dificil pq o jungle ganhou mais dinheiro tbm e com o novo monstro ajudou muito pq recompensa quando mata monstro da jungle isso ajuda muito. EX: antes so matava o grande dos buff agora mato todos pra ter mais dinheiro e consegue acompanhar a lane isso deixa o jogo mais emocionante

  4. Vinícius says :

    Tá muito bom! Minhas main lanes(supp e jungle) estão muito OP! Principalmente supp, eu quando vou de Leona fecho build junto dos mais feedados do meu time por sempre acompanha-los, terminei uma partida de thresh com frag de 2/6/23 um jogo de 35min fom 67 de farm com 18k de gold e o fho gath feeddo do meu time 17/0/8 com 14* de frm com 21k e ele com 5k de hp e eu supp com 4,3k w com ruby e escudo relicaro e medlhao na build

  5. Bruno Mimura says :

    Poxa, ainda não tinha tido um tempo de ler as novas alterações.
    Nunca gostei de ir suporte, devido a sacanagem que fazem com eles.
    1º coisa: se o adc não farma direito, poem culpano suporte
    2º coisa: se morre rapidoéculpa do suporte
    3º coisa: não se pode farmar,se matar 1 ou 2 minions, já recebe o nome de noob, entre outros que não irei citar.
    4º e ultima coisa: Tudo que acontece de ruin do game, a culpa é de quem?….
    do jungle ^^ essa eu não podia deixar de dizer, kkkkkkkkkkkkk

    Mais creio que com esses novos talentos, os suportes possam ter mais liberdade, e assim tirar um pouco mais o peso de ser uma “babá” para alguns “baba…cas”.
    \o

  6. RhoyalFlush says :

    Gostei muito dessas mudanças porém acho que support deixará de existir para se tornar um APCarry secundario ou um tanker de menor escala, principalmente em times do cenário competitivo.
    Já fui partidas com a nova Soraka no qual fechava itens + rapido que meu ADC simplesmente devido ao poke constante e por ele não saber farmar.

    • pedro raimundo says :

      olha eu gostei do Novo supp ficaram bem mais fortes so pq ganhou mais ouro isso é bom e outra o supp foram nerfados por causa desse ouro extra. Não consigo terminar uma partida de supp sem da killer spree pelo menos

    • GGalego says :

      Estou torcendo pra começar logo os campeonatos mais difíceis pra vermos as soluções dos profissionais.

Concorda, discorda ou muito pelo contrário?

